Somos uma empresa de ação global em economia, cidades e cultura

  • voltar >
    Ana Carla Fonseca Economia Criativa, Cidades & Negócios

    Profissional de referência em economia criativa, cidades criativas, negócios e desenvolvimento, é Administradora Pública pela Fundação Getulio Vargas, onde se graduou aos 20 anos de idade; Economista, Mestre com distinção e louvor em Administração e Doutora em Urbanismo pela Universidade de São Paulo (primeira tese brasileira sobre Cidades Criativas); tem MBA pela Fundação Dom Cabral. É professora e coordenadora de cursos de pós-graduação em economia, cultura e cidades na Fundação Getulio Vargas/SP, na Universidade Candido Mendes/RJ e na Universidad Nacional de Córdoba (Argentina) e professora da Universidad Rey Juan Carlos (Espanha) e de centros de conhecimento, como a Casa do Saber e o Cultura e Mercado.

    Para empresas, liderou projetos regionais e globais de multinacionais por 15 anos, em marketing, inovação e gestão do conhecimento, com base na América Latina, em Londres e Milão. Desde 2003 é sócia-diretora da Garimpo de Soluções, empresa pioneira em economia criativa, cidades criativas, inteligência criativa e em negócios unindo cultura, criatividade e desenvolvimento. É consultora e conferencista em cinco línguas e 30 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, China, Colômbia, Cuba, Dinamarca, Equador, Espanha, Estados Unidos, Estônia, França, Holanda, Índia, Inglaterra, Itália, Jamaica, Jordânia, Letônia, Marrocos, México, Peru, Portugal, Ruanda, Rússia, Suíça, Taiwan e Uruguai; e em 150 cidades.

    Assessora para a ONU (PNUD, UNESCO e UNCTAD), foi consultora do relatório global Creative Economy Report 2008 e 2013, basilar na área. Escreveu livros inovadores no cenário mundial, como Marketing Cultural e Financiamento da Cultura (Cengage, 2002), Economia da Cultura e Desenvolvimento Sustentável (Manole, 2006 – Prêmio Jabuti 2007 em Economia, Administração e Negócios) e Cidades Criativas – da Teoria à prática (SESI, 2012 – finalista do Prêmio Jabuti 2013 em Arquitetura e Urbanismo). Criou e co/editou livros digitais pioneiros, com textos de vários países, e.g. Economia Criativa como Estratégia de Desenvolvimento (2008, trilingue), Cidades Criativas – Perspectivas (2009, bilingue) e Cidades Criativas, Soluções Inventivas – o papel da Copa, das Olimpíadas e dos museus internacionais (2010).

    Desenhou dezenas de projetos de impacto para empresas, governos e instituições, em economia criativa e cidades, a exemplo de Criaticidades, uma plataforma para cidades criativas e de Sampa CriAtiva, voltado a estimular e reunir propostas para transformar a cidade. É curadora de congressos internacionais e Diretora de Conteúdo da ExpoGestão, o maior congresso de gestão empresarial do Sul do Brasil.

    É ainda membro da Associação Internacional de Economia da Cultura, do Corpo Mundial de Peritos em Políticas Públicas da UNESCO, dos Repensadores, do Conselho Editorial da Revista Página 22 e dos Conselhos Consultivos da Virada Sustentável, do Minha Sampa, do Instituto Árvores Vivas e do Conselho Técnico da Fundação Steinbeis no Brasil. Venceu o Prêmio Claudia 2013, na categoria Negócios e foi apontada em 2013 pelo jornal El País Américas uma das oito personalidades brasileiras que impressionam o mundo.

    Garimpo de Soluções – economia, cultura & desenvolvimento é uma empresa brasileira líder no cenário global, que desde 2003 gera conhecimento e desenvolve projetos pioneiros em economia, cidades e negócios, nos setores culturais e criativos.

    Oferecemos consultoria para empresas que querem inovar; assessoria para governos que reconhecem o potencial da criatividade para o desenvolvimento de negócios e cidades; concepção e curadoria de seminários internacionais; criação de cursos de vanguarda; organização de estudos com sistematização internacional; missões empresariais fora da caixinha; palestras sob medida em economia, cidades, cultura e setores afins; e projetos de inteligência criativa e inovação aberta.

    Economia Criativa, Cidades & Negócios
    Ana Carla Fonseca
    Inteligência Coletiva e Cultura
    Alejandro Castañé
    < voltar
    Alejandro Castañé Inteligência Coletiva e Cultura

    Sócio-Diretor e consultor sênior da Garimpo de Soluções. Diretor-Geral de projetos de inteligência coletiva e inovações urbanas, a exemplo da plataforma Sampa CriAtiva, voltada a estimular a transformação da cidade a partir de seus cidadãos. Ex-Assessor Técnico de Difusão Cultural da Agência Córdoba Cultura e do Sistema de Informação Cultural da Argentina.

    Consultor de programas interinstitucionais pautados por inclusão sociocultural, envolvendo Educação, Desenvolvimento Social, Segurança, Turismo e autarquias de governos. Foi responsável pelo controle de gestão da Secretaria de Cultura e articulação com o Governo da Província de Córdoba, do Sistema de Gestão por Objetivos da Secretaria da Função Pública do Governo da Província de Córdoba. Foi Produtor-Executivo do Gran Ballet Argentino para festivais e turnês internacionais de folclore.

    Realizou estudos de viabilidade, impacto econômico e desenvolvimento para empreendimentos culturais e criativos, em distintas províncias argentinas. Foi responsável por relações institucionais de atividades internacionais, assessor em regulamentação jurídica, inovação e transformação social com base cultural, cooperação horizontal e internacional, posicionamento de produtos e serviços culturais de centros culturais e demais entidades culturais sem fins lucrativos.

    Atuou ainda como gestor perito independente em desenvolvimento, capacitação, oportunidades e cooperação da Polícia Turística da Província de Córdoba. Como gestor sociocultural, integrou processos de coleta, análise e sistematização de dados culturais latinoamericanos para o relatório Creative Economy Report 2013, editado pela Organização das Nações Unidas. É membro de redes culturais, atuantes em estratégia, desenvolvimento urbano, turismo e educação, palestrante em países tão variados como México, Portugal, Estados Unidos e Bolívia e em vários estados brasileiros, curador de seminários em inteligência coletiva e inovações urbanas e docente no Curso de Extensão em Economia Criativa e Cidades da Universidade Candido Mendes (RJ), no Programa de Educação Continuada em Economia Criativa e Cidades da Fundação Getulio Vargas (SP) e dos cursos livres do Cultura & Mercado (SP). É membro do Conselho Técnico da Fundação Steinbeis no Brasil.

Atuamos em rede com os melhores

Nacionais

Internacionais

NacionaisAtuamos em rede com os melhoresInternacionais

Quer conversar?

Quer ouvir de nós?

image image
Gire seu celular para a posição vertical Gire seu tablet para a posição horizontal