Como organizar os ativos do município goiano de Rio Quente, com e para o benefício de sua comunidade cidadã e empresariai, tornando-o referência em reinvenção por meio da criatividade e da sustentabilidade?
O desafio lançado pela Prefeitura resultou na aplicação piloto da metodologia autoral LUCAS – Laboratório Urbano Criativo, Articulado e Sustentável, criado pela Garimpo de Soluções. Seu processo de implementação envolveu observação participativa no território, dezenas de entrevistas e um vasto trabalho de inteligência para diagnóstico nas áreas de economia criativa, turismo, recursos hídricos, sustentabilidade, inovação em gestão pública e desenvolvimento rural, bem como no estabelecimento de posicionamento estratégico e eixos prioritários. À equipe somou-se ainda o Presidente do IBRACHICS, André Gomyde.
O projeto resultou na concepção de um comitê de articulação com atores locais e regionais; na elaboração de dez ações iniciais para firmar Rio Quente em seu rumo de fortalecimento socioeconômico e cultural; e na organização de LUCAS como espaço de governança par promover a experimentação, a inovação e a colaboração para o desenvolvimento de soluções sustentáveis, criativas e de cidadania ativa.
LUCAS Rio Quente foi lançado publicamente em novembro de 2024 e está sendo levado a cabo pela gestão municipal.