image

Meu Futuro é agora (em curso)

Um projeto idealizado e de curadoria da Garimpo de Soluções, para a Arena do Farol Santander.

Data: De 24/02 a 08/12/2018
Local: São Paulo (SP)
Organização: Farol Santander e Garimpo de Soluções (concepção e curadoria)
Link(s): Farol Santander

A Garimpo de Soluções se deliciou com o desafio de conceber e de fazer a curadoria dos dois projetos que inauguraram a Arena do Farol Santander. No total, reunimos, ao longo de 22 encontros, 63 palestrantes e mediadores escolhidos a dedo, referências mundiais que vieram de todos os continentes, 13 países e nove cidades brasileiras.

“Meu Futuro é agora” faz jus à proposta da Arena de ser um espaço de inspirações, reflexões e provocações, dentro do importante centro de empreendedorismo, cultura e lazer que se tornou o Farol Santander. Na pauta dos 11 encontros entraram as transformações de mundo, a partir do fio condutor do futuro do trabalho.

Os estudos mais gabaritados no futuro do (meu, seu, nosso) trabalho convergem para uma conclusão: até 2050, metade das atividades profissionais não mais existirá – mas outra metade, que ainda nem sabemos o que será, surgirá em seu lugar. Para que possamos mais bem nos preparar para esse incerto futuro, transbordante de desafios e oportunidades, tivemos um desfile de grandes nomes. Os dois primeiros encontros desenharam o mosaico de tendências e reflexões sobre o futuro do trabalho – e mesmo sobre o que é o futuro. Em seguida, conhecemos três cidades que estão encarando o desafio de oferecer a seus habitantes formas de se preparar para o futuro. Na continuidade, tivemos profissionais fascinantes e de referência em suas áreas, trazendo em suas trajetórias a prova de que cada um de nós pode (e deve) desenvolver suas habilidades do futuro. Para encerrar, uma discussão sobre os estudos mais quentes do futuro do trabalho e, para coroar, um debate sob medida, colocando São Paulo no divã.

A cada edição, uma conversa na qual o debate também foi com os participantes.

06/10 – Pensamento crítico – com MC Garden, Baixo Ribeiro, Guga Ketzer e mediação de Ana Carla Fonseca (Garimpo de Soluções).

15/09 – Sensibilidade ao problema – a empatia à ação, dois casos encantadores – com Marcelo Rosenbaum, Ronaldo Tenório (Hand Talk) e mediação de Daniela Lerario (TriCiclo).

11/08 – Inteligência social – de norte a sul, transformando o Brasil – com Eugenio Scannavino Neto (Saúde & Alegria), Júlio César Lima (Jacaré Moda) e mediação de Gisela Schulzinger (ESPM/ABRE).

14/07 – Flexibilidade cognitiva – um encontro deliciosamente inspirador – com Ronaldo Fraga, Walter Mancini e mediação de Ricardo Peruchi.

09/06 – Cultura, inovação e ousadia – Buenos Aires, entre hoje e amanhã – com Enrique Avogadro (Ministro de Cultura de Buenos Aires) e mediação de Paola Sette (Head de Cultura e Patrocínio do Santander).

09/05 – Bem-vindos à Capital Europeia do Empreendedorismo – com Branca Neves (Assessora da Câmara Municipal de Lisboa) e mediação de André Palhano (Virada Sustentável).

14/04 – De Cidade da violência à da inteligência – com Alejandro Franco (Diretor-Geral da Ruta N Medellín) e mediação de Carla Jimenez (El País).

24/03 – O Futuro do amanhã – com Luiz Alberto Oliveira (Curador-Chefe do Museu do Amanhã) e mediação de Mílton Jung (CBN).

24/02 – Chegar ao futuro, antes que ele nos alcance – com Sergio Rial (Presidente do Santander), Prof. Sandro Roberto Valentini (Reitor da UNESP) e Jorge Melguizo (Colômbia).