Sediada em Milão, na gestão de projetos globais de marketing e inovação da Unilever, Ana Carla concebe e funda a Garimpo de Soluções, com olhar inédito sobre cultura, economia e desenvolvimento. Início da participação no Conselho do Instituto Pensarte.
Ana Carla decide encerrar sua carreira em multinacionais, voltar ao Brasil e lançar a Garimpo de Soluções. Ministra suas primeiras palestras e concebe um curso em economia da cultura na Faculdade São Luís. Colaboração do Centro Internacional de Indústrias Criativas. Missões à China pela ONU.
Lançamento de Economia da Cultura e Desenvolvimento Sustentável, primeiro livro solo de autoria brasileira no tema.
Economia da Cultura e Desenvolvimento Sustentável recebe o Prêmio Jabuti. Curadoria do Fórum Internacional de Economia Criativa e do Fórum Regional de Economia Criativa do Ceará. Primeira edição do curso EAD em Economia da Cultura/Duo.
Início da Direção de Conteúdo na ExpoGestão. Curadoria dos Encontros Brasil-Israel de Economia Criativa e da I Jornada de Economia da Cultura de Rondônia. Contribuição para a primeira edição do Creative Economy Report (ONU). Coedição (Itaú Cultura) de Economia Criativa como Estratégia do Desenvolvimento.
Curadoria do encontro internacional Porto Alegre, Cidade Criativa. Coedição de Cidades Criativas - Perspectivas. Coorganização de Economia da Cultura - ideias e vivências. Projeto (com Umana) com série documental CriatiCidades - Cidades Criativas do Brasil. Primeira edição do curso Cidades Criativas/Polo do Pensamento.
Curadorias da primeira edição do Seminário Itinerante de Economia da Cultura e do Seminário Internacional Cidades Criativas. Lançamento de Cidades Criativas, Soluções Inventivas - o papel da Copa, das Olimpíadas e dos museus internacionais.
Curadoria da primeira edição do Curso Itinerante Economia Criativa e Empreendedorismo/ABGC. Aplicação piloto da metodologia de mapeamento de singularidades criativas, em 16 cidades paulistas. Curadoria do Seminário Internacional Cultura e Transformação Urbana, inaugurando o auditório do SESC Belenzinho. Primeira edição das Jornadas de Cidades Criativas/Cemec.
Curadorias do Seminário Internacional SESI/SP de Economia Criativa, Cultura e Negócios e do Seminário Internacional de Economia Criativa e Design. Curadoria e realização do ciclo de encontros internacionais Conexões Criativas. Aplicação da metodologia de mapeamento de singularidades criativas em 11 municípios do Paraná. Lançamento de Cidades Criativas - da teoria à prática. Primeiras edições do Curso de Posgrado en Gestión de Ciudades y Emprendimientos Creativos EAD/Córdoba, do Programa de Educação Continuada em Economia Criativa e Cidades Criativas/FGV e do curso Economia Criativa - dos mitos aos fatos/Casa do Saber.
Aplicação da metodologia de mapeamento de singularidades criativas em 10 municípios da Bahia e em 3 do Tocantins. Curadorias do Seminário Internacional Clusters Criativos e do Seminário Internacional Cidadania Ativa e Transformação Urbana, seguidos de publicações. Concepção, curadoria e realização da plataforma de participação cidadã Sampa CriAtiva (parceria Umana), seguida de seminário internacional. Ana Carla vence o Prêmio Claudia, em Negócios e é apontada pelo El País uma das sete personalidades brasileiras que impressionam o mundo. Cidades Criativas é finalista no Prêmio Jabuti. Participação e lançamento do Creative Economy Report, na ONU de Nova York.
Curadoria do Ciclo Itinerante de Economia Criativa e Empreendedorismo. Início da série documental de singularidades criativas Pepitas Criativas. Curadoria de missão criativa de gestores a Londres.
Concepção do Curso de Extensão em Economia Criativa e Cidades. Curadoria do Seminário de Inovações Urbanas. Aplicação da metodologia de mapeamento de singularidades criativas em 7 municípios do Ceará e 8 de Minas Gerais.
Primeira docência no Master in Social Innovation for Sustainable Development/Organização Mundial do Trabalho. Primeira edição do curso Cidades Criativas e Inteligência Coletiva/Cemec. Marca de 500 palestras.
Primeira edição do Seminário Cidades que se Reinventam. Curadoria do Workshop Internacional de Design e Distritos Criativos. Primeira cocuradoria com Repense da etapa brasileira da Creative Business Cup. Coordenação do projeto Território Criativo DF.
Curadoria dos projetos anuais de inauguração da Arena de Economia Criativa do Farol Santander, Diálogos Startupeiros e Meu Futuro É Agora. Curadoria do ciclo de encontros Interativicidade Talks.
Missão criativa para gestores por Stuttgart, Paris e Portugal. Curadoria do ciclo de encontros Hackeando Futuros.
Lançamento do primeiro plano intermunicipal de economia criativa do Brasil, Dá Gosto Ser do Ribeira (Sebrae SP). Aplicação de metodologia autoral de marca-território e branding Marca-território Vale do Jequitinhonha.
Curadoria do projeto Arte que Vem das Águas. Plano de Direcionamento Estratégico Caminhos de Desenvolvimento Criativo da Vila de Paranapiacaba. Codesenvolvimento com Asas Arte e Tecnologia da Calculadora Cultural online de impacto econômico de projetos culturais. Desenvolvimento do Estudo Propositivo de Economia Criativa para Itabira. Dá Gosto Ser do Ribeira é finalista no Prêmio Jabuti e vence o Prêmio Governo do Estado de São Paulo. Docência no MBA em Desenvolvimento Sustentável e Economia Circular/PUCRS.
Missão criativa para gestores por Stuttgart, Paris e Portugal. Mentoria da Red Nacional de Territorios Creativos de Chile. Lançamento da série documental Pepitas do Ribeira. Início da assessoria para o Conselho Superior de Economia Criativa da FIESP. Marca de 800 palestras.
Missão São Paulo-Medellín em economia criativa. Início de participação nos Conselhos da Preta Hub e da The Festival Academy. Projeto Mapa da Energia Criativa - Vale do Paraíba (EDP). Seleção pelo Programa UNESCO-Aschberg de direitos dos profissionais da cultura. Marca de atuação em 250 cidades Início do Plano de Desenvolvimento Território Criativo Vale Histórico (Sebrae SP).