image

MARCA-TERRITÓRIO VALE DO JEQUITINHONHA

Um processo de decodificação e representação do território das ceramistas

Data: Início em julho de 2020
Local: Vale do Jequitinhonha
Organização: SEBRAE MG

“A identidade do Vale é mais forte do que ele próprio.” A provocação que o SEBRAE MG fez à Garimpo de Soluções foi um convite à decodificação de um Vale do Jequitinhonha de símbolos e afetos; seu alfabeto é o artesanato, com características únicas, nas quais são expressas aspirações, memórias e realidades vividas. O grande ativo para impulsionar o desenvolvimento do Vale repousa em sua complexa dimensão territorial – sua cultura, suas crenças, seus valores, situados em um tempo e em um espaço. Afinal, antes do negócio vem o produto, anteriormente a ele o processo de criação e, precedendo-o, o território. É a partir do universo identitário que se pode desenvolver ações voltadas ao reconhecimento da origem produtora – dentro da comunidade e pelo mercado -, conducentes a transformações econômicas, sociais e ambientais.

Nosso projeto abrange os municípios de Turmalina, Minas Nova e Ponto dos Volantes. Ele busca fortalecer e impulsionar negócios de valores agregado, compartilhado e percebido na região do Jequitinhonha, com base em um posicionamento ancorado no território, tendo por foco o artesanato de tradição e desdobramentos na dinamização de outras cadeias.

Com coordenação geral de Ana Carla Fonseca, coordenação técnica de Alejandro Castañé e Ricardo Peruchi e assessoria acadêmica em Antropologia de Ilana Goldstein.