image

Território Criativo DF

Data: Abril 2017 - Abril 2018
Organização: Instituto Bem Cultural
Título:
Link(s): Território Criativo DF

Por iniciativa da Secretaria de Cultura do Distrito Federal e do Ministério da Cultura e com realização do Instituto Bem Cultural, Garimpo de Soluções foi contratada para exercer a Coordenação Técnica e a Coordenação de Conteúdo, Pesquisa e Benchmark do inovador projeto Território Criativo DF.

Ao longo de um ano, entre abril de 2017 a abril de 2018, coelaboramos o plano de trabalho, com vistas a inspirar o empreendedor de base, sensibilizá-lo, despertar seu olhar para as oportunidades da economia criativa e fortalecer seu eventual negócio, formal ou informal.

A primeira fase do projeto consistiu em um circuito de encontros e atividades, em 14 Regiões Administrativas (RAs) do Distrito Federal. Realizada entre agosto e dezembro de 2017, teve por foco potenciais empreendedores e interessados em atuar nas indústrias criativas. Foi desenvolvida junto a mais de 800 profissionais de todos os segmentos que encontram na criatividade seu diferencial – trabalhadores de tecnologia, pesquisadores, profissionais ligados à inovação, publicitários, comunicadores e editores, artistas, designers, artesãos e outros criadores, coletivos, produtores e articuladores das áreas artísticas e culturais.

A segunda fase do programa estendeu-se de janeiro a abril de 2018, tendo por foco empreendimentos consolidados e inovadores, atuantes nos setores de Música, Audiovisual e Moda. Por meio de um edital, foram selecionados cinco empreendimentos de cada um dos três setores. Três empreendedores de cada um deles seguiram um ciclo completo de aceleração – de capacitação com conteúdos avançados a oficinas de design thinking, mentoria individuais com peritos de referência nos segmentos mobilizados e preparação para pitches com investidores.