Fundada em 2003, Garimpo de Soluções é uma empresa pioneira em economia criativa, cultura e desenvolvimento territorial, que promove a transformação de negócios e regiões por meio de estratégias inovadoras. Integram esse rol mais de 800 palestras, 60 curadorias de seminários e ciclos de encontros e várias dezenas de consultorias, projetos especiais e missões internacionais, tendo atuado em 250 cidades, de 34 países. Também concebeu livros de referência, incluindo Economia Criativa como Estratégia de Desenvolvimento (2008, trilíngue, coedição Itaú Cultural); Cidades Criativas – Perspectivas (2009, bilíngue, coedição Creative City Productions/EUA), primeira sistematização mundial do conceito; e Cidades Criativas, Soluções Inventivas (2010).
A versatilidade e a expertise da Garimpo a qualificam a contribuir com relatórios globais para o BID e a ONU, ao mesmo tempo em que desenvolve metodologias de ação local, como de mapeamento de singularidades criativas regionais (desde 2011), aplicada em sete estados brasileiros; de impulso ao empreendedorismo criativo (como na coordenação do projeto Território Criativo DF, 2017/18); e de decodificação do universo dos cidadãos em marcas-territórios (e.g. Marca-território Vale do Jequitinhonha, com o Sebrae MG, 2020).
Entre seus projetos mais originais constam ainda o Mapa da Energia Criativa, de identificação e visibilização de 100 empreendimentos criativos do Vale do Paraíba (EDP Brasil, 2023); a Calculadora Cultural, primeira ferramenta online e gratuita de cálculo dos impactos de projetos culturais (em parceria com a ASAS Arte e Tecnologia, 2021) e uma série de planos de economia criativa, com destaque para o primeiro plano regional do Brasil na área, Dá Gosto Ser do Ribeira (Sebrae SP, 2020) – finalista no Prêmio Jabuti 2021 em economia criativa, exposto na Expo Dubai 2021 como melhor prática e vencedor do Prêmio Governo do Estado em estudos em economia criativa; e o Estudo Propositivo de Economia Criativa de Itabira, plano piloto de diversificação econômica criativa para cidades dependentes da mineração (UNESCO, 2021). A Garimpo também assessora governos e instituições empresariais, como a FIESP (2022/23).
Em 2023, parceria da Garimpo de Soluções e do Instituto Pensar foi a única iniciativa das Américas selecionada pelo fundo mundial UNESCO-Aschberg em prol dos direitos dos profissionais da cultura.